segunda-feira, 23 de março de 2009

Flamengo Pode Fechar

Flamengo Pode FecharA má gestão do futebol dos últimos 30 anos pode (e deve) acabar com o Club de Regatas do Flamengo. O clube, que já teve receitas de 2009 e 2010 adiantadas, deve fechar 2009 com uma incrível dívida superior aos 350 milhões de Reais. A excelente reportagem foi publicada no O Globo de hoje, 22 de Março.

Antes acusados de causar enorme despesa, o Flamengo já acabou com a grande maioria de seus esportes amadores. O clube que chegou a praticar cerca de 50 modalidades esportivas, encerrou as atividades de Esgrima, Patinação Artística, Patinação de Velocidade, Hóquei sobre Patins, Tiro, Tiro Prático, Atletismo, Handebol, Xadrez, Canoagem, futebol feminino, Ginástica Rítmica e Basquetebol Feminino, que o clube ainda tinha nos anos 1980. Com eles, cerca de 15 mil sócios deixaram o clube, que hoje tem 5 mil associados em dia. Claro que as receitas das escolinhas também se foram.

Atletas de ponta que freqüentavam a Gávea hoje também são raros. O Flamengo não tem nenhum grande destaque na maioria das modalidades que sobreviveram, com exceção do time de basquetebol masculino e do futebol.

A dívida do Flamengo era de 18 milhões de Reais em 1994, chegou a 130 milhões em 2000, passou dos 200 milhões em 2005 e fechou 2008 em 350 milhões de Reais.

Além das dívidas que geram juros altíssimos, e apadrinhamento de alguns sócios (conforme a reportagem denuncia), o grande problema do Flamengo é a má gestão do futebol, que custa ao clube 5 milhões de Reais por mês, cerca de 10 vezes mais que custa ao Botafogo, campeão da Taça Guanabara de 2009. Pior é que o Flamengo não tem nenhum jogador certo na seleção brasileira. As categorias de base do clube não têm estrutura e os poucos talentos ainda revelados são vendidos precocemente, para pagar dívidas.

Com todo este quadro negro, não é de espentar que grande parte da sede do Flamengo é um canteiro de obras inacabadas e sem previsão para tal. São cerca de 30 anos de obras. A sede social nunca ficou pronta. O novo ginásio para voleibol e judô tampouco. As instalações em uso precisam de reformas urgentes. A foto da capa do Caderno de Esportes do Globo mostra uma atleta da escolinha de Ginástica Artística tendo que caminhar pelo canteiro de obras do clube.

3 comentários:

Ruy Moura disse...

É lamentável. Sempre achei que a maioria dos dirigentes de futebol não presta para dirigir clubes. Especialmente nesta era da globalização e da exigível eficiência financeira, estes dirigentes mostram a sua incapacidade na resolução de problemas quando se trata de fazerem um clube valer só por si, pela sua gestão. Eu acho que muitos clubes vão levar uma volta enorme para poderem sobreviver. Sobreviverão melhor os que forem privatizados nas mãos de milionários...

Abraços, Miguel.

Miguel Gonzalez disse...

É verdade, Rui. A situação do Flamengo é muito triste.

rgeorge disse...

e a mulambada toda chora....