domingo, 19 de abril de 2009

Confraternização de Gerações no Fluminense

Um encontro do passado com o presente, com olhos no futuro. Uma homenagem à equipe campeã estadual absoluta de natação em 1978 e a inauguração de uma placa do título estadual absoluto de 2008 trouxeram dezenas de nadadores que fizeram e fazem a história da natação tricolor.

Coincidentemente, o último título tricolor havia acontecido no ano de 1978. A equipe do Fluminense derrotou o Flamengo por 1 ponto na piscina do Parque Aquático Júlio Delamare e levou o troféu depois de uma grande confusão como conta o diretor de natação, Renato Quaresma.

"Considero histórico para o Fluminense este título de 1978. Teve final em que oito balizas eram do Flu. O Flamengo tinha ótimos nadadores como Rômulo Arantes, Ricardo Prado e Patricia Amorim. A organização errou e deu o título para o Flamengo, que já tinha dado volta olímpica, pulado na piscina. Eles deram a pontuação da Karla Santos para o Botafogo, quando ratificaram, a festa foi tricolor"

Trinta anos depois, com a retomada da natação tricolor capitaneada pelo treinador Luis Rafael, que participou das Olimpíadas de Atlanta (1996) e Sidney (2000), a equipe voltou a conquistar o título absoluto estadual com uma equipe bastante jovem. O treinador fez questão de falar um pouco de seu antigo mestre, o técnico Denir, que esteve presente ao evento.

"Queria ressaltar a importância do professor Denir. Saí do Fluminense por motivos particulares da primeira vez que estive aqui. Vim parar aqui em 1983 por causa do Denir, que me promoveu em 1983 e me ajudou muito. Ele também foi muito importante com o Luiz Lima para conseguirmos a bater o recorde do Djan Madruga nos 1500 metros", disse o treinador para em seguida falar apenas algumas das promessas tricolores na qual aposta.

"O time feminino é muito forte. Temos a Julia Siqueira (200 e 400 metros livres e 200 metros borboleta), a Flavia Lacerda (50 e 100 metros livres), Giuliana Giglioti (50 e 100 metros livres), Rafaela Cunha (50 e 100 metros peito), Isabela Silva (50 e 100 metros peito) e Stéfane Pereira (100 e 200 metros borboleta). No masculino temos o Alan Vilela (1500 metros), Lucas Aquino (100 e 200 metros borboleta), Kaio Filardis (100 e 200 metros costas)"

Para o treinador Lula há uma característica primordial que o nadador deve possuir.

"Para ser nadador tem que ter muita dedicação, há de ser muito centrado. Se não for assim, não consegue chegar lá".

O vice-presidente de esportes olímpicos Ricardo Martins acompanhou a homenagem aos atletas e ressaltou as melhorias que já ocorreram no parque aquático tricolor.

"Temos que continuar investindo para a base subir e termos um sênior forte. Já investimos em tecnologia e instalações, mas infelizmente ainda falta patrocínio".

O diretor de natação, Renato Quaresma mostrou a evolução do Fluminense até 2008, quando conquistou os títulos absoluto, petiz, juvenil e junior.

"Três anos atrás éramos sétimo colocados no absoluto, ano passado fomos o quarto e agora somos os campeões. O papel do Fluminense é manter esta equipe. Tivemos um atleta formado nas categorias de base do clube, a Gabriela Silva, que disputou final das últimas Olimpíadas. O maior desafio é conseguir manter esta equipe para termos atletas novamente nos Jogos Olímpicos".

Maria "Lula" Martins relembrou suas adversárias e a rivalidade nas piscinas.

"No Flamengo, Maria Eliza, tinha também a Paula Amorim, irmã da Patrícia. A rivalidade é bem maior que agora, era maior que no futebol", exagera Lula.

Já Patrícia Manes sorriu ao lembrar todos os esforços necessários para a vida de atleta.

"Nós nos isolávamos muito da vida normal. Todo final de semana tinha competição. Só ganhei com a natação. Você tem que gostar muito porque é um esporte muito solitário".

As duas lembraram de um aliado poderoso que era trazido pelas mães para combater a água gelada: o complexo B.

"Acordávamos às 5h30min da manhã, nadávamos em uma piscina sem aquecimento. As mães traziam complexo b para a gente depois do treino. Sábado e domingo íamos para as Paineiras correr. Nadávamos por amor mesmo".

Transferido do Pinheiros, com passagem pelo Corinthians, o ex-nadador Wilson Donato veio de São Paulo e contou que teve, na época, uma proposta do maior rival.

"Eu ganhava uma ajuda de custo, devia dar uns 2 mil por mês. Quem pagava era o Denir e o Tovar. Deixei de ganhar um carro para ir pro Fluminense. O pai do Ricardinho (Prado) foi quem tentou me levar para o Flamengo".

Ao final da homenagem, o atacante Fred apareceu e autografou uma camisa que foi sorteada. O jogador distribuiu simpatia, sorrisos e autógrafos provocando a tietagem dos nadadores.

Confira a poderosa equipe tricolor campeã absoluto em 1978: Flavia Nadalutti, Ana Cláudia Santos, Andrea Castro, Betty Krul, Claudia Duarte, Cristina Bassani, Karla Santos, Lilian Schurt, Luciana Nunes, Marcia Krul, Marcia Silva, Maria "Lula" Martins, Patricia Manes, Vera Cottim, Caio Filardi, David Tan, Djan Madruga, Eduardo Virman, Enio Oliveira Jr, Fabio Santos, Ivan Celjar Jr, José Claudio dos Santos, Luis Antonio "Toti" Bittencourt, Marcelo Borelli, Marcelo Depardo, Mario Conde, Paul Jouanneau, Ricardo Cariello, Rojer Madruga, Wilson Donato, Claudia Freire, Maria Clara Matta, Úrsula Dias, Vanessa Ito, Carlos Eden Mesquita, Luciano Mangoni, Wilson Mello Filho, Sylvia Moreira, Antonio Cunha, Marcelo Cunha, Paulo Mangini e Renata Agondi. Técnicos Denir e Tovar.

Nenhum comentário: