quarta-feira, 27 de maio de 2009

As Modalidades do Tiro Com Arco

A Federação Internacional de Tiro Com Arco (e a Confederação Brasileira de Tiro com Arco) organiza e administra seis modalidades esportivas. Vamos conhecê-las?

Publicamos, em ordem, as seguintes fotos: Indoor, Clout (mostrando o alvo no chão), Tiro com Arco no Esqui e Flight. Imaginamos que o leitor já conheça o Outdoor e no post dos Jogos Mundais há uma foto do Tiro com Arco Selvagem.

1) Outdoor:
A Outdoor é disputada ao ar livre, num campo, geralmente gramado. Não deve haver obstáculos entre o arqueiro e o alvo. A prova Outdoor com Arco Recurvo é olímpica. Já as provas Outdoor com Arco Standard e Arco Composto fazem parte apenas do Campeonato Mundial.

2) Indoor:
A Indoor é semelhante à modalidade Outdoor. A diferença é que é disputada em local fechado, como um estande de tiro com arco apropriado ou um ginásio. Foi inventado no hemisfério norte, pois a neve impedia os atletas de praticarem o Tiro com Arco. Pode ser disputado com Arco Recurvo e Arco Composto.

3) Selvagem:
A Selvagem é disputada ao ar livre, em bosques ou florestas. Os atletas devem caminhar até encontrarem seus alvos e devem regular a distância e as miras de seus tiros a cada flechada. Os alvos são de variados tamanhos e podem ficar em posições irregulares forçando os atletas e atirarem em declive ou aclive e ou atirarem abaixados. Também podem estar atrapalhados por barreiras naturais, como lagos, pedras e galhos, podendo fazer com que um tiro errado danifique ou perca a flecha. Esta modalidade pode ser disputada no Barebow, Arco Recurvo ou Arco Composto. Faz parte dos Jogos Mundiais.

4) Tiro Com Arco no Esqui:
É uma variante do Biatlo (modalidade olímpica de inverno), que combina o Tiro e a caminhada na neve. Em vez do Tiro, dá-se o Tiro com Arco. Pode ser disputada com Arco Recurvo e Arco Composto.

5) Clout:
Só pode ser disputada com Arco Recurvo. Consiste em 36 flechas atiradas nas distâncias de 165 metros para homens e 125 metros para mulheres. O alvo para clout deverá ser circular, com 15 metros de diâmetro e deve ser marcado sobre o chão ou as linhas de pontuação podem ser determinadas através de trena metálica ou uma corda não elástica. O tiro é dado para cima para que a flecha caia no alvo desenhado no chão.

6) Flight:
Só pode ser disputada com Arco Recurvo. Os tiros flight consistem em seis flechas para as maiores distâncias. Os tiros devem ser dados em uma única direção. A disputa é para atirar uma flecha o mais longe possível da linha de tiro. A área de pouso, definida como sendo qualquer parte do terreno onde se espera que a flecha aterrize, deve ter pelo menos 200 metro de largura e uma extensão de pelo menos 450 metros. Esta área deve ser livre de obstáculos ou perigos, tais como árvores, construções, cercas e fossas.

2 comentários:

Saulo disse...

Acho maneiro tiro com arco.

Miguel Gonzalez disse...

Gosto muito também. Uma pena que não tem muita expressão no Rio.