terça-feira, 26 de maio de 2009

Pesäpallo

O Beisebol Finlandês (em português; ou Boboll em sueco) só é jogado na Alemanha, Austrália, Canadá, Estônia, Finlândia, Japão, Nova Zelândia, Reino Unido, Suécia e Suiça. O Pesäpallo é o esporte nacional da Finlândia e quando a Olimpíada foi em Helinsque, tornou-se esporte demonstração.

Suas regras são similares a outros esportes como Brännboll (jogado na Escandinávia), Rounders (jogado no Reino Unido), Beisebol e Lapta (jogado na Rússia).

Suas regras foram criadas por Lauri "Tahko" Pinkala nos anos 10. A Federação Finlandesa fez pequenas modificações nelas somente em 1990. O jogo pouco mudou.

O auge do Pesäpallo foi em 1952, quando se tornou esporte demonstração das Olimpíadas de Helsinque. Na verdade, apenas um jogo foi disputado nos Jogos: a seleção da Federação Finlandesa derrotou a seleção dos Sindicatos dos Trabalhadores Finlandeses por 8 a 4.

A Copa do Mundo de Pesäpallo é disputada de três em três anos e teremos uma nova edição da competição neste ano. Apenas países com comunidades finlandesas jogam o esporte.


Ao lado, colocamos um desenho da marcação do campo oficial de Pesäpallo.

Abaixo, segue uma foto de um campo de treinamento da modalidade na Finlândia, onde as crianças praticam o esporte desde pequenas, nas escolas.

Os Campeões Mundiais:
1992 - Finlândia
1997 - Finlândia
2000 - Austrália
2003 - Suécia
2006 - Alemanha

As principais diferenças entre o Beisebol e o Pesäpallo são:
1) Há uma linha de fundo, que no beisebol não tem. A bola tem que quicar no campo antes desta linha para o Home-Run valer.
2) Não há catcher.
3) O arremesso do pitcher é similar ao do Softbol. 4) Strike é considerado sempre que a bola subir a pelo menos 1 metrô sobre a cabeça do rebatedor e desde que ela acerte o alvo.
5) O Walk exige menos arremessos errados.
6) Pegar uma bola no ar não é um out automático. Mas ela exige que todos os jogadores retornem às suas bases de origem. Só será out se a bola chegar na base de origem antes dos jogadores.
7) O rebatedor não precisa correr se acertar a bola depois do primeiro strike.
8) O campo de jogo não tem o formato de diamente e as distâncias entre as bases são diferentes.

O único país que tem uma liga profissional é a Finlândia. Como podem ver nas fotos, há diversos patrocinadores nas equipes. A liga profissional conta com 12 equipes femininas e 11 masculinas.

O site oficial da federação finlandesa é: http://www.pesis.fi/pesapalloliitto/international_site/

Acabamos este post com dois videos do Campeonato Finlandês de Pesäpallo.




Nenhum comentário: