quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Prêmio Esporte Rio 2009

O Prêmio de Melhor Clube do Brasil de 2009 vai de novo para o EC Pinheiros (SP), base da seleção brasileira em diversas modalidades. A disputa pelo 2º e 3º lugares ficou muito apertada. Se pegarmos uma soma geral de todas as modalidades, acho que o Minas Tênis Clube (MG) ainda tem o segundo melhor elenco do Brasil. O Flamengo ganhou o bronze porque venceu nas modalidades prioritárias do clube e de seu torcedor. Agora, é possível dizer que muitos clubes que começaram a desenvolver projetos olímpicos há alguns anos começam a colher seus frutos e títulos. São os casos de Corinthians (SP), Curitibano (PR), Minas Brasília (DF), filial do Minas TC, Grêmio Náutico União (RS) e Sogipa (RS).
 
O Prêmio de Melhor Clube do Rio de Janeiro de 2009 vai para o CR Flamengo. Admitimos porém, que foi uma decisão difícil de tomar. Pesou a favor do clube o fato de ter conquistado o Campeonato Brasileiro de Futebol Masculino e Basquetebol Masculino, os Estaduais de Futebol Masculino, Basquetebol Masculino, Remo e a Liga Sudamericana de Basquetebol Masculino. Pesou contra o fato do Flamengo não ter conquistado um título na base no Futebol Masculino e no Basquetebol Masculino, e em outras modalidades. Mas como ganhou nos principais esportes, incluindo um inédito título continental no basquete e um título nacional no futebol após 17 anos, o prêmio ficou com o rubro-negro. 

Em segundo lugar, ficou o Fluminense, que não ganhou nada nas categorias adulto, com exceção do Saltos Ornamentais e Tiro, mas brilhou na base com seu Basquetebol, Voleibol, Tênis de Mesa, Futsal e Natação. Fla e Flu invertem suas posições em relação a 2008. 

A disputa do terceiro lugar também foi apertada. A EM Silveira Sampaio ganhou por ter menos recursos que seus adversários e porque vem fazendo um lindo trabalho social e investindo em esportes menos conhecidos como o Levantamento de Peso. Seu ano no Atletismo foi fantástico! O America FC, que voltou à 1ª Divisão de Futebol, além de vencer campeonatos de Futebol Society, Handebol e Futebol para Cegos ficou pelo caminho; assim como o Botafogo, que prometeu muito mas não investiu nos esportes olímpicos. Já o Vasco, que desativou diversas modalidades, merecia o prêmio de pior do ano.

O melhor atleta do ano do Rio de Janeiro foi Aílson Eráclito da Silva, do Remo, do Botafogo. Ele foi o sexto colocado no mundial adulto e vice-campeão mundial sub-23 na categoria single-skiff peso leve – sendo estes os melhores resultados de um brasileiro na história do Remo mundial. Pelo Botafogo, o atleta obteve uma medalha de ouro e uma medalha de bronze na II Copa Pinheiros, regata internacional disputada na raia da Universidade de São Paulo, competindo em single skiff peso leve masculino. 

Jade Barbosa, da Ginástica Artística, do CR Flamengo, ficou em segundo lugar, pela dificuldade que passou devido à contusão, aos atrasos de salário, à falta de patrocínio, e à sua volta por cima, já ganhando novamente a Medalha de Ouro num Campeonato Brasileiro. 

O terceiro lugar foi para a líbero Fabi, do Voleibol Feminino do Rio de Janeiro Vôlei Clube. Não há no momento, ninguém melhor do que ela no Voleibol Feminino brasileiro.


Melhor Clube Brasileiro de 2009

  • 1º EC Pinheiros (SP)
  • 2º Minas TC (MG)
  • 3º CR Flamengo (RJ)


Melhor Clube do Rio de Janeiro de 2009

  • 1º CR Flamengo
  • 2º Fluminense FC
  • 3º EM Silveira Sampaio


Melhor Atleta do Rio de Janeiro de 2009

  • 1º Aílson Eráclito da Silva (Botafogo FR, Remo)
  • 2º Jade Barbosa (CR Flamengo, Ginástica Artística)
  • 3º Fabiana Oliveira (Rio de Janeiro VC, Voleibol)

Nenhum comentário: