sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Prêmio Esporte Rio 2010

O Esporte Clube Pinheiros (SP) continua imbatível como melhor clube poli-esportivo do Brasil. Os títulos foram muitos e quem acompanha este blog tem noção da verdadeira potência que é o clube paulistano.

Difícil foi determinar o segundo colocado. O Fluminense brilhou e em alguns esportes conseguiu até superar os paulistas, caso do Saltos Ornamentais. O tricolor também foi muito bem no Tênis de Mesa e dentro do Rio de Janeiro conquistou inúmeros títulos na Natação, Basquetebol, Voleibol, Tênis, Nado Sincronizado, Patinação Artística, Tiro e Futebol de base, sem falar no título brasileiro de futebol profissional.

Também foi difícil determinar o terceiro melhor clube brasileiro. Como o Pinheiros venceu quase tudo e não tivemos um vice absoluto, o prêmio acabou indo para o Flamengo, que brilhou em duas modalidades: Ginástica Artística, Nado Sincronizado e Pólo Aquático. Se o Troféu Brasil de Remo fosse disputado por clubes, o rubro-negro também teria vencido a competição. Além disso, o rubro-negro investiu na contratação de diversos atletas da Natação, Judô, Basquete Masculino, Ginástica Artística e até da Canoagem, cujo projeto no clube ainda não foi divulgado.

Campeão Estadual de Futebol, o Botafogo ganhou pela primeira vez o Bronze do Esporte Rio, que não consegue entender como o alvinegro não utiliza sua belíssima pista de Atletismo para desenvolver este esporte. O Botafogo conquistou o vice-campeonato estadual de Remo, após décadas de terceiro lugar, títulos na Natação e o bom trabalho segue no Pólo Aquático, Basquetebol, Voleibol e nos esportes de praia.

O melhor atleta do Rio de Janeiro veio pela primeira vez do Futebol Masculino. O argentino Dario Conca comandou o futebol campeão nacional do Fluminense. O argentino jogou todas as 38 partidas da competição e se destacou num time de craques como Deco, Fred e Washington.

A Medalha de Prata foi para Hugo Calderano, mesa-tenista tricolor, que pode ser talvez a grande revelação para as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016. Talento, o atleta já tem. Agora, o Fluminense precisa fazer com que ele evolua da juvenil para a categoria adulta.

O terceiro lugar vai para César Cielo, do Flamengo. Afinal, ser campeão do mundo em duas provas individuais de Natação não é para qualquer um.

Outros atletas do Rio de Janeiro se destacaram como Jade Barbosa (Flamengo), que retornou às competições; Aílson Silva (Botafogo), prejudicado pela Confederação Brasileira de Remo nesta temporada; Kaio Márcio (Fluminense); Giovanna Stephan (Flamengo); Ingrid Oliveira (Fluminense); Philippe Coutinho (Vasco da Gama), entre outros.


Melhor Clube Brasileiro de 2010

  • 1º EC Pinheiros (SP)
  • 2º Fluminense FC (RJ)
  • 3º CR Flamengo (RJ)


Melhor Clube do Rio de Janeiro de 2010

  • 1º Fluminense FC
  • 2º CR Flamengo
  • 3º Botafogo FR


Melhor Atleta do Rio de Janeiro de 2010

  • 1º Dario Conca (Fluminense FC, Futebol)
  • 2º Hugo Calderano (Fluminense FC, Tênis de Mesa)
  • 3º César Cielo (CR Flamengo, Natação)

Nenhum comentário: