domingo, 28 de agosto de 2011

Entrevista com Arnaldo Szpiro

O Esporte Rio (ER) entrevistou Arnaldo Spiro (AS), diretor de Basquetebol do CR Flamengo. Gostaríamos de agradecer ao entrevistado pelo tempo e disposição em responder às perguntas.


Entrevista com Arnaldo Szpiro


ER: A situação do basquete fluminense é lastimável. O que fazer para os clubes tradicionais voltarem a investir no Basquete?
AS: O grande problema Miguel é a mentalidade dos clubes de camisa que não querem investir no adulto porque sabem que no início perderão de "goleada" do Flamengo.


ER: Qual a situação das escolinhas de Basquete no Rio? Há muitos jovens aprendendo a jogar basquete nos clubes do Rio?

AS: As categorias de base do Rio até que estão bem. temos bons clubes formadores : Fla, Flu, Botafogo, Tijuca, Central, Municipal entre outros.


ER: O que você espera ou esperava do governo do Rio, que é o governo de uma Cidade Olímpica? Está desapontado com a falta de investimentos nos esportes amadores?

AS: Não só do estado mas de todas as esferas do governo. Municipal, estadual e federal. Não temos nenhuma contra partida dos governos para incentivo aos clubes formadores. As olimpíadas seríam uma oportunidade para mudança desse quadro mas pelo visto...

ER: Fora Macaé, Campos, Cabo Frio e Nova Iguaçu, poucas cidades do interior investem no Basquete. Angra, Volta Redonda, Resende, Niterói, Baixada Fluminense não têm quase nada. O que fazer para reverter este quadro?
AS: O grande problema dos investimentos de prefeituras em times de basquete ou qualquer outra modalidade é a política em si. Com o fim dos mandatos os times ficam a mercê da continuidade dos partidos no poder. Se houver troca, provavelmente as chances dos times acabarem é imensa.

ER: A situação do Feminino ainda é pior que do Masculino. O Feminino não tem Estadual desde 2007. Por que há mais homens que mulheres entrando no Basquete?

AS: Apesar da geração de ouro que tivemos, não soubemos incrementar o basquete feminino, assim como o tênis com o Guga e com as meninas do futebol. Enfim, problemas de gestão de confederações e governo. Não podemos jamais colocar a culpa nos clubes que são os formadores.


ER: Falando um pouco de Flamengo, o clube tem um dos elencos mais fortes do país no Adulto Masculino e reestruturou suas categorias de base ao longo deste ano. Muitos jovens foram contratados. No entanto, o mesmo clube que investe pesado no Masculino, acabou com seu departamento feminino, até a escolinha foi fechada. Por que? Como fazer para reabrir a escolinha feminina?

AS: Primeiramente, temos muitos problemas de espaço. Só temos o Hélio Maurício que já está tomado pelo basquete masculino. Depois, gostamos de investir na base quando temos uma equipe adulta. Faz parte da cultura do Flamengo.


ER: Quando sairão as tabelas da Liga Sul-Americana e da Liga das Américas de Basquete?

AS: A da Liga Sul-Americana provavelmente deve sair até o fim de Agosto. A da Liga das Américas eu ainda não tenho data, já que depende também do resultado da sulamericana. Não esqueçamos que o campeão sulamericano garante vaga na Liga das Américas.


ER: O elenco do Flamengo para 2011/12 está fechado?
AS: O elenco do Flamengo estava fechado até que surgiu a oportunidade do Leandrinho.

Nenhum comentário: