domingo, 17 de junho de 2012

Entrevista com Marcus Hygino, Coordenador do Time Adulto Masculino de Basquete do Botafogo

Marcus Hygino é o novo coordenador de Basquetebol do Botafogo FR. Sua primeira medida foi a de devolver a tradição do clube em ter equipes adultas do esporte.

Vamos conhecer mais o projeto e desde aqui torcer para o que o Botafogo volte logo a disputar títulos no Basquetebol Adulto Masculino.

ER: Pode nos contar um pouco de sua trajetória até assumir o basquete adulto do Botafogo?
MH: Minha trajetória se iniciou na década de 80, onde inspirado e espelhado pelo meu pai que naquela época era uns dos melhores treinadores de futebol de salão (futsal) do Brasil. Claro que na modalidade que escolhi e a praticava desde 1971. Quando entrei na faculdade de educação física em 1982, imediatamente parei de jogar pois achava que poderia um dia ser um bom treinador de basquete e viver exclusivamente desta profissão. Desde de 1982, não parei mais de estar nas 4 linhas, começando por escolinhas, e passando por mini- basquete,e em todas as categorias, até chegar ao adulto. Já trabalhei em grandes equipes do Brasil, como Pinheiros (SP), Tijuca TC , Unit/Uberlândia (MG), Flamengo, e até mesmo no próprio Botafogo, que em 2002, conseguimos colocá-lo de volta a elite do basquete brasileiro, mas o sr. Bebeto de Freitas então presidente, resolver acabar com a categoria adulta. Campeonatos e vice-campeonatos em diversas categorias, e em diversos lugares do Brasil são inúmeros, assim como seleções cariocas e universitárias. Ainda na primeira pergunta, eu não fui contratado para ser o treinador de adulto do Botafogo, fui para ser o coordenador, e como tal , não posso admitir um clube como este, fora do cenário adulto carioca e nacional. E então fiz uma equipe na raça, contando com jogadores experientes e alguns jovens que apostaram num projeto futuro.

ER: Qual a estrutura que o Botafogo dispõe hoje?

MH: Nenhuma estrutura o Botafogo dispõe atualmente, afinal fui contratado para ajudar a fazê-la.
 

ER: Em 2011, o Botafogo disputou o Torneio Carioca Adulto mas não deu continuidade à equipe. Por que?
MH: Não sei te responder, pois nesta época eu era treinador no Flamengo na categoria sub-19. 

ER:Está realmente confirmado que o Botafogo vai disputar o Campeonato Estadual Adulto?
MH: Tudo depende do andamento interno, pois coloquei esta equipe na raça e por enquanto estamos fazendo das tripas coração para jogar e treinar. Para você ter uma ideia, tem vez que nosso treino acaba às 23:30, pois começamos a treinar após toda a atividade da base, e fora as quadras em outros lugares que amigos me cedem para poder dar uma qualidade melhor à equipe. Então, como falei, como coordenador e técnico estou trabalhando para ter melhores condições futuras e se não alcançar algo melhor, não vou colocar o adulto no Estadual. Afinal, está briga é minha e do meu diretor Queiroz. Então, posso continuar ou parar na hora que achar. Mas tudo leva a crer que iremos participar do Estadual.
 

ER: Está também confirmado que o Botafogo vai disputar a Copa Sudeste (espécie de 1a Fase da Supercopa Brasil - a 2a Divisão do Brasileiro)?
MH: Se participarmos do Estadual, já estaremos com a vaga assegurada para a Copa Sudeste. Mas em 2013, teremos que contar com estrutura e um poder financeiro razoável pra isto.

ER: O Basquete adulto está com patrocinador independente do futebol?

MH: O meu diretor Queiroz conseguiu uma verba com duas empresas de amigos que nos dão R$ 3.000,00 por mês. Isso é somente uma ajuda de custo.

ER: Faltam nomes de peso no elenco alvi-negro. O clube planeja contratar algum reforço conhecido para o Estadual?

MH: Nome de peso custa um bom dinheiro e acho que não vou ter verba pra isto. O que faço e já fiz outras vezes é provar que com comprometimento e escolhendo atletas que queiram apostar num projeto legal, podemos ter uma equipe competitiva, a nível regional. A nível nacional é outra conversa. 

ER:O Botafogo disputa todos os campeonatos oficiais de base. Estes garotos que o Botafogo vem formando têm talento? Há algum nome que você já prevê numa futura seleção brasileira adulta?
MH: Por enquanto nenhum nome pode-se dizer que terá um futuro promissor. E ainda é precoce para se apostar em meninos de 13 a 15 anos.
 

ER: O Botafogo é um dos poucos clubes da cidade que tem escolinha para meninas. Como elas podem se beneficiar deste projeto do Adulto Masculino? Será que o Botafogo planeja no futuro ter também um time Adulto Feminino?
MH: Acho que a menina que entra na escolinha de basquete, não entra porque o clube tem um adulto masculino. Ela entra pois sabe que ali é um dos poucos que tem esta modalidade. Será muito difícil um clube como o nosso ter equipe adulta masculina e outra feminina, a não ser que tenhamos dinheiro suficiente de sobra para bancarmos. Além disto, no Rio são poucas equipes que mantém o basquete feminino.
 

ER: Sobre o Torneio Carioca Adulto, você conhecia as equipes e jogadores adversários?
MH: O meu objetivo neste torneio é encorpar a equipe para uma possível participação no Estadual e o objetivo dos demais é somente a participação neste torneio. As equipes não têm uma regularidade de treinamento e a responsabilidade de se manter um time por todo o torneio. Conheço alguns jogadores do nosso mercado.

Nenhum comentário: