quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Prêmio Esporte Rio 2012

O desempenho olímpico foi fundamental para definirmos os vencedores do Prêmio Esporte Rio de 2012.

O Voleibol tem sido o esporte de maior sucesso do Brasil nos últimos Jogos Olímpicos. Já tínhamos observado este fenômeno em 2008 e em 2012 ele voltou a acontecer. De nada adianta que Flamengo e Pinheiros (SP) tenham uma grande delegação figurativa.

Em Olimpíada tem que ganhar. Por isso, o Osasco Vôlei (SP) levou pela primeira vez o Prêmio Esporte Rio. O foco do clube é o Vôlei Feminino bastou ganhar o Ouro neste esporte para ser o clube mais laureado do país. O Pinheiros (SP) caiu para o segundo lugar, pois apesar do fracasso olímpico, teve uma enorme delegação e segue como grande formador de atletas do país. O Rio de Janeiro VC, pelos mesmos motivos que levaram o Osasco Vôlei ao topo do pódio terminou em terceiro lugar, pois tinha menos atletas na seleção que seus rivais paulsitas.

Mas o Rio de Janeiro VC ganhou o prêmio de melhor clube do Rio de Janeiro em 2012, diante do fracasso do projeto olimpico do Flamengo, que ainda assim ficou em terceiro lugar. Graças aos investimentos na base, abrindo as portas para novos esportes como o Vôlei de Praia, e a tentativa de consolidar suas equipes adultas de Futsal Masculino, Vôlei Feminino, Vôlei Masculino e Basquete Masculino, o Botafogo ficou em segundo lugar.

O melhor atleta individual do Rio de Janeiro foi Fred. O atacante do Fluminense carregou o time na conquista do Campeonato Brasileiro de Futebol. 

Fabiana Oliveira, do Rio de Janeiro VC, ficou em segundo lugar, graças à campanha olímpica e aos anos de dedicação à seleção brasileira de voleibol. Ela já havia ganho uma medalha de bronze em 2009. 

Aldemir Júnior, do CR Vasco da Gama, ficou com a medalha de bronze deste ano. Ele surpreendeu a todos se classificando para os Jogos Olímpicos num esporte quase que totalmente esquecido no Rio de Janeiro.


Melhor Clube Brasileiro de 2012

  • 1º Osasco Vôlei (SP)
  • 2º EC Pinheiros (SP)
  • 3º Rio de Janeiro VC (RJ)


Melhor Clube do Rio de Janeiro de 2012

  • 1º Rio de Janeiro VC
  • 2º Botafogo FR
  • 3º CR Flamengo


Melhor Atleta do Rio de Janeiro de 2012

  • 1º Frederico Guedes, o "Fred" (Fluminense FC, Futebol)
  • 2º Fabiana Oliveira (Rio de Janeiro VC, Voleibol)
  • 3º Aldemir Júnior (CR Vasco da Gama, Atletismo)

Nenhum comentário: