domingo, 3 de março de 2013

Entrevista com João Bosco, Secretário de Esportes de São José dos Campos

João Bosco é o secreta´rio de esportes de São José dos Campos (SP). A cidade tem uma cultura voltada para o esporte e investe pesado em modalidades como o Basquetebol, o Futebol Feminino e Futsal. Confira a entrevista abaixo.

ER: João Bosco, pode nos contar um pouco de sua trajetória até assumir a Secretaria de Esportes de São José dos Campos?
JB: Fui vereador em São José dos Campos, durante 20 anos consecutivos, de 1977 a 1996. Também fui funcionário da Assembléia Legislativa, de 1979 a 2012.


ER: A cidade de Sâo José conseguiu nos últimos anos ter muito destaque em diversos esportes. Talvez seja a cidade que mais conseguiu retorno de mídia e de resultados esportivos nos últimos anos. Você concorda com isso? Quais as razões deste sucesso?
JB: Sim. Credito à vocação da cidade de busca da excelência em todas as áreas do conhecimento humano.
 

ER: A Secretaria de Esportes oferece aulas e escolinhas de quais esportes?
JB: Atletismo, basquetebol, capoeira, futebol, futsal, ginástica, judô e natação.
 

ER: De quanto é o investimento da prefeitura e quantos alunos estão matriculados nas escolinhas?
JB: Somente o Programa Atleta Cidadão atende a cerca de 1.300 crianças com idade de 7 a 17 anos, no valor aproximado de R$ 3 milhões.
 

ER: Nas escolinhas já surgiram alguns talentos que foram aproveitados nas equipes principais da cidade ou de outros municípios? Pode dar alguns exemplos?
JB: Sim. Temos algumas atletas na seleção brasileira de Taekwondo, além de destaques em outras modalidades.
 

ER: Como em todas as cidades do país, o carro forte é o futebol. O São José EC atualmente disputa a 2a Divisão do Campeonato Paulista. A Secretaria de Esportes ajuda de alguma forma o clube? Como?
JB: Sim. Temos forte parceria. Cedemos o Estádio Martins Pereira para os jogos oficiais e campos nos bairros para treinamento.
 

ER: De todos as modalidades que recebem apoio da prefeitura, qual a que dá o maior retorno de mídia à cidade?
JB: Ciclismo e basquete, dentre outras.
 

ER: A AE São José atualmente é o único clube que participa tanto da Liga de Basquete Feminino, quanto da Liga Nacional de Basquete (masculina). É possível dizer que o planejamento do clube é superior aos de clubes grandes como CR Flamengo, EC Pinheiros e Minas TC?
JB: Acho temerário fazer tal afirmação, categoricamente. Precisaríamos saber em detalhes como se dá a gestão esportiva dos clubes citados.
 

ER: São José apostou no Basquete mas não participa da Superliga de Vôlei. A que se deve esta decisão?
JB: Hoje já temos uma equipe masculina de vôlei bastante competitiva, rumo à categoria principal.
 

ER: O time de basquete masculino da cidade é o maior investimento da prefeitura?
JB: Sim.
 

ER: São José também tem um bom time masculino de futsal. O investimento nesta equipe vai aumentar para tentar conquistar o título da Liga Futsal?
JB: As limitações do atual orçamento municipal, por nós herdado, não prevê qualquer possibilidade de incremento desses investimentos.
 

ER: Outro time de destaque da cidade é o do futebol feminino. O público tem comparecido nos jogos? Em maior ou em menor número em relação aos outros esportes da cidade?
JB: O futebol feminino joseense é um time vitorioso. O comparecimento do público ainda não espelha a sua importância. O nosso técnico foi convocado para dirigir a seleção brasileira, o que enche a cidade de orgulho.


ER: Para 2013, haverá alguma novidade, talvez uma nova equipe de ponta?
JB: Estamos trabalhando um projeto de “repatriação” dos nossos atletas. Poderemos ter novidades positivas, inclusive no judô e natação.
 

ER: Quais os planos e metas de São José para a Olimpíada de 2016?
JB: Implantar um Centro de Iniciação Esportiva, para formar atletas locais em alto rendimento com perfil olímpico.

Nenhum comentário: