quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Flamengo Monta Estrutura para Canoagem de Velocidade na Gávea

O Flamengo já disputou mais de 50 modalidades esportivas (olímpicas ou não) ao longo de seus 120 anos de história. Pela primeira vez nestes anos todos, o Flamengo está construindo uma estrutura permanente de Canoagem de Velocidade em sua sede poli-esportiva na Gávea.

A estruturação da Canoagem do Flamengo é um sonho de alguns anos atrás do Flamengo que agora está se tornando realidade. Nos anos 80, o Flamengo chegou a ter um ou dois remadores praticando Canoagem na Lagoa Rodrigo de Freitas. Era mais por diversão do que por competição. Em 2010, a Presidente Patrícia Amorim contratou diversos atletas da seleção brasileira mas sem estrutura na sede do clube eles treinavam no Paraná.

A partir de 2016, o Flamengo terá canoas, caiaques, remos e equipamentos próprios e até escolinha na Gávea. Os atletas contratados morarão no Rio de Janeiro e treinarão no clube.

Quem vai comandar a Canoagem do Flamengo é o supervisor técnico do Departamento de Remo e Canoagem, Edson Figueiredo, com quem o Esporte Rio conversou. O técnico da seleção brasileira Pedro Sena deverá ser anunciado a qualquer momento.


Entrevista com Edson Figueiredo

ER: Quem está à frente do departamento de Canoagem do Flamengo?
EF: A canoagem será liderada pelo Supervisor Técnico do Departamento de Remo e Canoagem, o Edson Figueiredo, subordinada ao Diretor Executivo de Esportes Olímpicos, Marcelo Vido, e ao Vice-Presidente de Remo, Gerson Biscotto. O treinador que está sendo contratado pelo Flamengo é o Prof. Pedro Sena, que também faz parte do corpo técnico da Seleção Brasileira.

ER: A partir de 2016, o Flamengo terá escolinha na Gávea?
EF: Sim, ainda em fase de estruturação. Informaremos nos canais oficiais do clube quando o projeto tiver data de início.

ER: Qual a estrutura na Gávea para a Canoagem?
EF: A sede náutica do Flamengo terá estrutura completa para a canoagem.

ER: O Flamengo comprou canoas, caiaques e remos?
EF: Estamos aguardando pregão eletrônico via Confederação Brasileira de Clubes (CBC) para recebermos os novos barcos e remos.

ER: Os treinos serão na Lagoa Rodrigo de Freitas?
EF: Sim.

ER: Ao longo de sua história, o Flamengo teve quase todas as modalidades olímpicas. Uma das que ficaram de fora foi a Canoagem. Havia muita resistência por parte dos remadores que viam nos canoístas uma concorrência e uma ameaça que poderia "tirar alunos" do remo. Como está a relação entre Remo e Canoagem hoje?
EF: Hoje não existe resistência alguma, como jamais deveria ter existido. Acredito que se assim houve foi por falta de habilidade nas gestões da época para promover o entrosamento entre as duas modalidades. Remo e canoagem tem de ter entrosamento perfeito. Assim é e desejamos que sempre seja.

ER: Além da escolinha, o Flamengo vai contratar nomes de peso para montar uma equipe adulta?
EF: O clube montará equipe forte e competitiva caso tenha apoio da iniciativa privada. Do contrário, ira fomentar a base com a formação de novos valores.

ER: A Canoagem do Flamengo foi montada em 2010 pela então presidente Patrícia Amorim. Os canoístas contratados, a maioria da seleção brasileira, treinavam no Paraná e nunca vinham à Gávea. Desta vez será diferente?
EF: Caso o clube contrate atletas de elite (vide resposta anterior) eles treinarão na Lagoa Rodrigo de Freitas.

ER: O atual Presidente Eduardo Bandeira de Mello chegou a encerrar as atividades da Canoagem em 2014, quando dispensou todos os atletas. Por que o clube voltou atrás na Canoagem?
EF: As dispensas ocorreram anteriormente a 2014, por razões de reestruturação do clube. Esse processo de reestruturação se mantém, principalmente neste departamento.

ER: De 2010 para cá, o Flamengo obteve os seguintes resultados no Campeonato Brasileiro: 17º em 2010; 6º em 2011; 7º em 2012; 17º em 2013; não participou em 2014; 35º em 2015. Qual o objetivo a curto, médio e longo prazo?
EF: Formação de novos talentos participando de competições de canoa e caiaque.

ER? Última pergunta: a Canoagem tem diversas modalidades sendo aque apenas a de Velocidade e a Slalom são olímpicas. O Flamengo terá além da Canoagem de Velocidade alguma outra modalidade?
EF: Esta resposta esta diretamente ligada ao aporte de um patrocinador para a canoagem. Caso não haja, teremos Escola de Canoagem, competiremos em caiaque e canoa.”

Espera-se dias melhores para a Canoagem do Rio de Janeiro, que tem algumas equipes no interior, como Angra dos Reis, Cabo Frio e Macaé mas que a Federação de Canoagem do Estado do Rio de Janeiro ainda não conseguiu organizar um Campeonato Estadual.

A foto acima é de 2012.

Nenhum comentário: